Ferramentas

Aqui estão várias ferramentas, grids e artigos que eu fui encontrando pela internet afora ao longo do tempo, em minhas próprias pesquisas, e que podem ser muito úteis na hora de programar, principalmente para os mais iniciantes. E para os mais experientes, várias dessas ferramentas podem poupar tempo, por exemplo te dando em poucos minutos um resultado que você levaria horas para fazer no Photoshop.

Clique na imagem para ser levado à página.

 

1) Tabela de cores HTML: uma das que eu mais gosto de usar. A página é de uma web designer chamada Érika Sarti e ela disponibiliza todas as cores já com as três opções de valores: nominal, RGB e hexadecimal. Quando se trata de construção de sites, eu particularmente recomendo usar os valores hexadecimais (precedidos de uma #), pois eles são bem exatos, evitando assim variações de cor indesejadas por diferentes telas e resoluções.

Dica: use o botão no alto da tela para tornar o fundo preto e assim enxergar melhor as cores, principalmente as mais claras.

Tabela de cores HTML

 

2) Flaming Text: outra de minhas favoritas. Neste site você pode obter rapidamente dezenas de efeitos legais para seus textos, efeitos que você levaria horas para conseguir no Photoshop ou Illustrator, por exemplo. São milhares à disposição (a última vez que visitei o site, já eram 40 páginas). Dá pra fazer títulos bem legais ou usar em cartões de visita.

Gerador de logo

 

3) Como resolver problemas de acentuação em seu site: sabe quando você está programando e na hora de executar o código no navegador, os caracteres especiais (como acentos) começam a bugar mesmo com você usando o utf correto? Pois é, esta página explica direitinho porque esse tipo de problema acontece e, além de mostrar como corrigir, ela também dá uma verdadeira aula a respeito do assunto. Vale muito a pena a leitura.

erro charset

 

4) Tudo sobre unidades de medida em CSS: se você se embola todo com a diferença entre px, pt, vh, vw, em, rem… Esta página é pra você. Este ótimo artigo explica como funciona cada uma dessas unidades, de uma forma bem fácil de entender.

Unidades de medida em CSS

 

5) Converter imagens em ícones rapidamente: esta é outra ferramenta muito útil. A interface do site é meio poluída, mas ele é bem prático e funcional. Sem enrolação, sem necessidade de cadastro, basta upar qualquer imagem e a ferramenta automaticamente a converte em ícone (formato .ico) e o melhor, ela já te dá a imagem em 6 tamanhos diferentes. Perfeita para gerar fav-icons rapidamente (aquela pequena imagem que fica na aba de um site, ao lado de seu nome).

Gerar ícone

 

6) Ícones personalizados: aqui você encontrará pacotes de ícones já completos. Digamos que você precise colocar no seu site, por exemplo, ícones de várias redes sociais, ou que vá precisar de alguns ícones diversos numa montagem do Photoshop. Não é muito legal colocar cada um com uma formatação diferente. O ideal é que cada um deles obedeça ao mesmo padrão, o tipo de arte, o gradiente, entre outras características, e isto é justamente o que este site oferece. Você poderá baixar pacotes com vários ícones que já estão num mesmo padrão. Muito útil.

Iconfinder

a

7) Colocar marca d’água: outra ferramenta das mais úteis que um designer possa precisar. É fato que você pode fazer uma marca d’água manualmente atribuindo opacidade às suas imagens, mas este site já faz isso pra você e poupa tempo de trabalho.

Marca d'água

a

8) Descobrir qual a fonte de um texto: esta aplicação pode descobrir para você rapidamente a qual fonte usada naquele texto que você curtiu tanto e gostaria de usar em algum trabalho seu também. Bem bacana.

Qual a fonte do texto

a

9) Logotipos gratuitos: neste site você pode encontrar vários logotipos livres para usar onde quiser, sem medo de infringir os direitos autorais de alguém.

Logotipos gratuitos

a

10) Caracteres especiais: aqui você pode achar rapidamente vários caracteres especiais que não são encontrados em um teclado normal, e colá-los em qualquer lugar.

Caracteres especiais

a

11) Dez sites para melhorar suas habilidades como programador: existem sites que são dedicados a ajudar programadores a aperfeiçoar seus talentos. Desde resolver desafios, batalhar por posições, até mesmo assistir outros programadores escrevendo código ao vivo. Estes sites são, de fato, uma ótima maneira de programadores manterem-se afiados. Vale muito a pena dar uma conferida.

10 sites para melhorar suas habilidades como programador